Nota: Este texto foi publicado originalmente no Negima Advanced.


É comum uma estória ter entre seus fãs algum personagem que seja querido pela maioria. Em uma trama composta de, por exemplo, dez personagens centrais, provavelmente a popularidade absoluta ficara disputada entre o(a) protagonista e seu par romântico. Este é o comum e natural de se encontrar nos mangás, mas, como ocorre em quase todos os pontos, Negima! É uma exceção a essa “regra”.
“A popularidade da Setsuna não tem fim...” comentou o próprio Ken Akamatsu no material apresentado no final do volume 10 japonês (volume 20 brasileiro) de Negima. A espadachim shinmei tornou-se recentemente tetra-campeã de popularidade dos japoneses no último ranking divulgado. E até aqui no Brasil o carisma da hanyou conquista montanhas entre os negimáticos. Segundo a enquête realizada pelo Blogima! a guarda-costas é mesmo a personagem número um entre os negimáticos brazucas, não sendo nem ameaçada pelo segundo lugar da grande vampira-mestra-vilã-mór Evangeline. Até mesmo a atriz que representa a garota-uzoku é apontada como a mais popular dos atores do live action de Negima!
Mas de onde vem tanto carisma? O que torna tão cativante uma personagem que entrou no foco da trama relativamente atrasada em relação a outros personagens? Qual o segredo da garota “aparentemente inacessível” para ter passado de “garota kendo 2” para membro do quarteto principal de Negima! e “menina dos olhos” de tantos fãs?
Bem, algo de especial Setsuna Sakurazaki possui, isso é incontestável. Afinal, antes da saga de Kyoto ela tinha tanta uma participação e notabilidades quase nulas, porém ao final da saga ela já era top 1 entre as alunas do Negi. Dentre tantas personagens interessantes e bem construídas por Ken Akamatsu a shinmei foi quem teve o crescimento de popularidade mais vertiginoso de todos. Analisemos alguns dos fatores que parecem contribuir para esta realidade.
Forte e marcante em batalhas, tímida e desajeitada com os sentimentos, leal e verdadeira nas amizades, sincera em seus sorrisos. São características variadas e significantes como essas que fazem Setsuna agradar tantos entre diferentes tipos de negimáticos.
Os fãs de ação adoram ver a espadachim shinmei lutando com garra e seriedade. Treinada desde pequena, Setsuna parece não temar a nenhuma batalha que possa aparcer e da sempre o seu melhor. O fato de ser na verdade meio humana meio uzoku (membro da tribo de youkais homens-corvos) a torna ainda mais interessante para observar em ação. Até mesmo Evangeline reconhece o valor da exorcista em batalha. O ótimo entrosamento em luta com o professor-mago já rendeu até momentos de constrangimento para ela. Flexível, capaz de lutar mesmo sem sua Yuunagi. Apesar de jovem é notório que tem uma boa experiência no campo de batalha. São muitos os pontos positivos que ela acumula somente nesse aspecto.
Mas este é apenas um dos aspectos de Setsuna. Os apaixonados por comédia e/ou romance também tem motivos de sobra para deixar escapar coraçõezinhos de amor pela guarda-costas, isso sem contar com as lágrimas de tanto rir! A guerreira destemida transforma-se rapidamente em uma garota tímida e desajeitada quando o assunto são os sentimentos. Quem não caiu na gargalhada quando uma Setsuna-coelinha acabou entrando num ataque de auto-entrega diante da pressão do arminho mais mau-caráter de Mahora? “Até me senti atraída pelo Negi na forma adulta” e “Não se esqueça que eu já tenho a Ojou-sama!” são algumas das pérolas que o nervosismo faz a espadachim dizer. Ah! Isso sem contar todas as caras de besta que ela já fez em situações envolvendo a herdeira da Assossiação de Magia de Kansai, Konoka Konoe.
Mas ao citar a maga branca cuca-fresca (ou cabeça-de-vento segundo a filósofa de plantão Yue Ayase [vide volume 14(28)]) nós entramos no ponto mais polêmico que envolve a popularidade de Setsuna: o Konosetsu. (Mas... qual celebridade não gera polêmicas não é?)
Se você é um dos raros seres humanos que acompanha a saga de Ken Akamatsu, mas desconhece o significado desse termo, vou esclarecer rapidamente antes de explanar sobre este ponto. “Konosetsu” é uma clara aglutinação dos nomes de Konoka e Setsuna criado no Japão para designar o dito casal em qualquer contexto. Esclarecido? Espero que sim.
Então, voltemos ao assunto principal.
Fato é que muitos leitores precipitados ou talvez até inconformados com a espantosa popularidade de Setsuna atribuem sua aceitação a sua “amizade profunda” com Konoka. Não pretendo aqui neste texto colocar uma discussão se o Konosetsu é fato ou fantasia (alias, se for é em escala global a começar pelo próprio Akamatsu), este é um tema que merece ser aprofundado separadamente. Basta aqui citar esta atitude que ocorre com mais freqüência do que alguns possam pensar.
Acreditar que a popularidade de Setsuna TODA vem do konosetsu é dizer, no mínimo, que TODOS os fãs de Negima! são compulsivos por shoujo-ai e/ou yuri. Não estou aqui negando que existam que haja fãs de Setsuna que se movam exclusivamente pelo konosetsu (apesar de eu ainda não os ter encontrado em lugar algum), mas fechar os olhos para os todos os outros pontos de destaque da personagem é uma maneira muito limitada de apreender a realidade da trama de Negima!
O Konosetsu conta sim alguns pontos para a glória da popularidade da guarda-costas (quem não se abriu em risadas com alguma cena konosetu desde a vila cinema que atire uma pedra! Ai! Hei.... tem alguém sem senso de humor algum por aqui?), mas nem de longe é tudo o que há para se ver desta personagem marcante.
Talvez a idéia que melhor poderia expressar de maneira sucinta os motivos de tamanha popularidade seja alguma parecida com esta: uma linda garota japonesa que tanto emociona durante as batalhas quanto cativa com seu lado mais fraco e a te inseguro. Uma personagem que com o decorrer da trama foi mostrando tanta humanidade que chegou a fazer muitos se convencerem de que não era apenas uma personagem e sim um ser humano. Um papel tão bem criado e estruturado pelo autor que é impossível não nota-lo claramente diante de outros. Uma fórmula que Ken Akamatsu pensou e deu o nome de Setsuna Sakurazaki.
Todos esses aspectos que pudemos denotar em Setsuna durante este texto deixa claro como o Universo de Negima! é grandioso e profundo. Afinal, a espadachim é apenas uma dentre as trinta e uma alunas de Negi Springfield. Com certeza há tantas outras personagens tão fascinantes no 3ºA sobre as quais também seria um prazer comentar e descobrir.
Para fechar citarei mais uma vez o que Ken Akamatsu tem a dizer sobre esse seu grande personagem que é Setsuna Sakurazaki:
“Na verdade é uma garota com um lindo sorriso.”.


Matta ne!

Posts Relacionados

5 Comentários:

  1. Horokeu  

    - Salurazaki-sama... Eu... Eu... Eu te AMO!!!
    - HUnmm... Bem...*ruborizada* Eu também te amo!
    - Sério?!
    - Unhum!

    [Delirio mental... o idiota que isso escreveu, já internado foi! Retorno dele, não esperar! Com sorte, unca mais ele nós ver!- Mestre Yoda]

    Falando sério sou mais Yue e Evangelho Negro! Viva o Lolicon!!!

  2. Anônimo  

    O que acho excepcional na estória de Negima é a capacidade do Akamatsu em desenvolver cada uma das personagens.

    Vejam o caso da Yue. Basta folhear as páginas do mangá da época do combate entre os magos e os robôs marcianos e comparar a personagem nos últimos capítulos, na escola de magia.

    A diferença é vísivel: ela está sorrindo. E não é aquele "sorrisinho de gato".

    Devemos lembrar que nos primeiros capítulos, quando Negi disse que ela deveria estar feliz por ter sido aprovada, Yue disse que aquele "sorrisinho de gato" era o sorriso de felicidade dela. E agora, após uma dura batalha (o que em si é uma grata surpresa, Yue aprendeu a lutar), ela demonstra um verdadeiro sorriso de felicidade.

    Acho também incrível o modo como Akamatsu decidiu desenvolver muitas das persoangens da Ala Alba. Separou o grupo e pôs cada um por si. O que parecia apenas um "plot role" para gerar tensão na estória se mostrou um dos recrusos fundamentais para o desenvolvimento da estória. Os personagens principais voltarão dessa aventura não apenas mais maduros, mas com um grande upgrade nos poderes.

    Devemos, também, observar que algumas personagens ainda não tiveram desenvolvimento até agora e estão em banho-maria. Portanto, ainda virão surpresas por aí.

    Pois Setsuna era uma quieta aluna, até a Saga de Kyoto. E quem esperava que Chao fosse uma marciana vinda do futuro?

    Estou querendo ver que surpresas Rainday vai revelar. E acredito que mais cedo ou mais tarde "the Kid" vai aprender a ser uma das mais valorosas guerreiras-mágicas de Mahora.

    Vamos ter muita novidade na estória.

    João Carlos

  3. Horokeu  

    Outro motivo da popularidade da Sakurazaki-sama (por: Cristian, originalmente descutido no na saída do cursinho):

    O peito!
    No brasil temos a cultura dos "Peitões" (-e no Japão também!), mas muita gente ainda prefere as "tabuinhas", tanto pela inocênsia (tá escrito certo?^^) jovialidade e segurança quanto a superioridade masculina (não sou machista mas é verdade que todo homem gosta de sentir superior tanto aos outros homens quanto as mulheres) que eles passam aos fãs.

  4. Horokeu  

    Quando sai novo post?
    Ta criando teia por aqui!

  5. Quatro D  

    O teu blog tb tá, Horo. Nunca mais teve fanart novo, nem post novo...

Postar um comentário